Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

 

  • Os artigos devem ser inéditos e que não estejam em avaliação em outra revista.
  • Os artigos podem ser escritos em espanhol (América Latina) ou em português (Brasil).
  • Configuração do arquivo: formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, papel A4, margens 3,0 (superior, inferior, direta e esquerda), fonte Arial 11 pontos, espaçamento entre linhas de 1,5 e no máximo 8.000 palavras, incluindo bibliografia, notas de rodapé e anexos.
  • Os arquivos (texto principal do artigo e materiais suplementares) não devem conter nenhum tipo de identificação, devendo-se excluir o(s) nome(s) do(s) autor(es) no arquivo Microsoft Word (Arquivo --> Informações --> Propriedades --> Autor).
  • A submissão deve incluir um arquivo com o título do artigo, nomes dos autores, afiliação institucional e e-mail. Esse arquivo deve ser incluído na submissão como tipo de arquivo “outro”.
  • O título deve ser curto, com no máximo 12 palavras, se necessário, um subtítulo deve ser considerado, e deve estar em negrito.
  • Todas as contribuições devem incluir um resumo na língua do estudo (espanhola ou portuguesa) e sua tradução para o inglês, com extensão não superior a 200 palavras.
  • Deve incluir até 5 palavras-chave que refletem o conteúdo do artigo. Estas devem ser em espanhol ou português e inglês e diferentes daquelas palavras utilizadas no título do artigo.
  • Devem ser incluídos até 3 descritores do Journal of Economic Literature (JEL).
  • Os títulos das seções e subseções serão numerados (1, 1.1, 1.2, 1.2.1 etc.) e estarão em Arial 11 pontos. Apenas os títulos das seções estarão em negrito.
  • Minimize o uso do itálico para enfatizar.
  • Palavras em outro idioma devem ser colocadas entre aspas.
  • Somente devem ser utilizadas notas de rodapé para esclarecimentos. As notas de rodapé não devem ser utilizadas para citação.
  • As tabelas e quadros devem utilizar Arial 10 pontos, e se não couberem nesse tamanho, devem ser colocadas no anexo em formato de paisagem com referência no texto. As tabelas e quadros muito grandes devem ser evitadas.
  • No caso de Figuras, Gráficos, Mapas, Fotos etc., utilize alta resolução. Quando as ilustrações forem acompanhadas de legendas, estas devem ter boa resolução.
  • Na medida do possível, os dados que dão origem a figuras devem ser apresentados no final do artigo, como anexo, sob a forma de Tabelas.
  • Citações textuais longas devem ser colocadas em Arial 10 pontos, recuadas para direita e esquerda sem aspas.
  • Citações textuais curtas devem ser colocadas entre aspas.
  • Ao citar ou se referir a um autor, use o estilo de citação APA 7th edition (American Psychological Association 7th edition). Para informações sobre o estilo de citações, acesse o APA Format Citation Guide. Não coloque a citação como nota de rodapé. A paginação das citações dentro do texto deve ser usada apenas em caso de citação literal, ou quando for usado paráfrase próximo ao original.
  • A referência completa deve ser colocada no final do texto, na Bibliografia, conforme explicado abaixo.
  • Os artigos devem ser enviados eletronicamente em: submissões online.

 

Referências bibliográficas

  • A REVIBEC adota o estilo de citações e referências da APA 7th edition (American Psychological Association 7th edition).
  • Para informações sobre o estilo de citações e referências, acesse o APA Format Citation Guide.
  • Para auxiliar na formatação das citações e referências bibliográficas recomenda-se o uso dos aplicativos Mendeley ou Zotero, que dispõem do estilo APA 7th edition (American Psychological Association 7th edition). Observação: caso utilize o Aplicativo, configure conforme o idioma do artigo.
  • Os títulos das revistas não devem ser abreviados.
  • Quando disponível, as referências devem incluir o DOI.
  • Exemplos de referências bibliográficas conforme a APA 7th edition:

 

    • Livro

Daly, H. E., & Farley, J. C. (2011). Ecological economics: principles and applications (Second Edition). Island Press.

May, P. (2018). Economia do Meio Ambiente (3a edição). Elsevier.

    • Capítulo de livro

Lustosa, M. C. J., Cánepa, E. M., & Young, C. E. F. (2018). Política Ambiental. Em P. H. May (Org.), Economia do Meio Ambiente (3a edição). Elsevier.

    • Artigo de periódico

Rockström, J., Steffen, W., Noone, K., Persson, Å., Chapin, F. S., Lambin, E., Lenton, T. M., Scheffer, M., Folke, C., Schellnhuber, H. J., Nykvist, B., de Wit, C. A., Hughes, T., van der Leeuw, S., Rodhe, H., Sörlin, S., Snyder, P. K., Costanza, R., Svedin, U., … Foley, J. (2009). Planetary boundaries: Exploring the safe operating space for humanity. Ecology and Society, 14(2). https://doi.org/10.5751/ES-03180-140232

Røpke, I. (2020). Econ 101—In need of a sustainability transition. Ecological Economics, 169, 106515. https://doi.org/10.1016/J.ECOLECON.2019.106515

    • Trabalhos em anais de eventos

Hirata, R., & Conicelli, B. P. (2012). Groundwater resources in Brazil: a review of possible impacts caused by climate change. Anais Da Academia Brasileira de Ciências, 84(2), 297–312. https://doi.org/10.1590/S0001-37652012005000037

Paiva Sobrinho, R., Garcia, J. R., Maia, A. G., & Romeiro, A. R. (2017). Inovando os pagamentos por serviços ambientais (PSAs): a importância da tecnologia Blockchain. XII Encontro Da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. http://ecoeco1.hospedagemdesites.ws/ecoeconovo/encontros-da-ecoeco/

    • Documentos em formato eletrônico

MAPA. (2020). Plano ABC em Números. Ministério Da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. shorturl.at/dDFV7

IBGE. (2022). Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. https://sidra.ibge.gov.br

Projeto MapBiomas. (2022, dezembro 3). Coleção 7 da Série Anual de Mapas de Uso e Cobertura da Terra do Brasil. https://mapbiomas.org/

    • Legislação, normativos etc.

Brasil. (1997). Lei no 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos (9.433). Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9433.htm

Brasil. (2021). Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (14.119). Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14119.htm

 

Orientações sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na preparação de artigos[1]

 

É permitido o uso da Inteligência Artificial (IA) e das tecnologias assistidas por IA na preparação de artigos. Contudo, o uso da Inteligência Artificial (IA) e das tecnologias assistidas por IA na preparação de artigos só devem ser utilizadas para melhorar a legibilidade e a linguagem do trabalho, e nunca para substituir tarefas de responsabilidade dos(as) autores(as), por exemplo, produção de conhecimentos científicos e aplicados, desenvolvimento de análises de dados e informações, discussão dos resultados, alcance das conclusões ou mesmo para oferecer recomendações, tais como recomendações de políticas ou estratégias para resolução de problemas.

A aplicação das tecnologias baseadas em IA deve ser realizada sob a supervisão e o controle humanos, portanto, todo o trabalho deve ser cuidadosamente revisado, porque essas tecnologias podem gerar informações que, à primeira vista, parecem confiáveis, mas a partir de uma análise mais acurada podem se revelar incorretas, incompletas, tendenciosas, entre outras. Vale destacar que os(as) autores(as) são os últimos responsáveis pelo conteúdo do trabalho.

Neste contexto, os(as) autores(as) devem descrever no artigo, de maneira detalhada, o uso das tecnologias baseadas em IA, por exemplo, a partir de uma declaração sobre o uso dessas tecnologias. Além disso, os(as) autores(as) não devem listar a IA e as tecnologias assistidas por IA como autor ou coautor, nem mesmo citá-las como autor. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por humanos. Cada (co-)autor(a) é responsável por garantir que questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas. A autoria requer a capacidade de aprovar a versão final do trabalho e concordar com sua submissão. Desse modo, os(as) autores(as) são responsáveis por garantir que o artigo seja original.

Por fim, o uso da Inteligência Artificial e tecnologias assistidas por IA devem adotar as seguintes diretrizes:

  • O uso da IA não deve, em hipótese alguma, substituir tarefas essenciais de autoria, como produção de reflexões ou condução das pesquisas.
  • É proibido o uso de imagens e vídeos criados por Inteligência Artificial (IA), exceto quando se trata de ajustes básicos de brilho, contraste ou balanço de cores.
  • Somente será permitido o uso de imagens e vídeos gerados Inteligência Artificial (IA), se tais materiais forem parte da pesquisa, seja em seu desenho ou em seus métodos de pesquisa, por exemplo, quando se tratar de um experimento. Este uso deve ser descrito em detalhes na seção materiais e métodos, incluindo detalhes do modelo (aplicativo) de Inteligência Artificial (IA) utilizado (nome, versão etc.). Os procedimentos metodológicos devem ser detalhados, de tal modo que possibilite a reprodutibilidade do experimento ou da pesquisa.
  • Caso faça uso da Inteligência Artificial (IA) em qualquer etapa de preparação do artigo, nas informações metodológicas devem descritas, em detalhes, como foi utilizada. Isso significa incluir o máximo de especificações sobre o nome e versão da ferramenta de IA (que em certos casos, como do ChatGPT, inclui a data da versão do modelo), data e horário da consulta, os prompts usados na interação, links do log e a conversa completa no chat de interação com a IA.
  • As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) não podem ser consideradas como autoras de trabalhos, dados ou informações. Da mesma forma, modelos, ferramentas, sistemas de IA e chatbots não devem ser creditados nos agradecimentos ou na redação como autores, pois são incapazes de consentir acerca do conteúdo. Em outras palavras, essas ferramentas devem ser tratadas como tal, ferramentas e não humanizados.

 

[1] Esse material foi preparado com base em Sampaio (2024) e Elsevier (2023).

Elsevier. The use of generative AI and AI-assisted technologies in writing for Elsevier, 2023b. Disponível em:  https://www.elsevier.com/about/policies-and-standards/the-use-of-generative-ai-and-ai-assisted-technologies-in-writing-for-elsevier. Acesso em: 12 dez. 2023.

Sampaio, R. C. Recomendações iniciais para editores de periódicos científicos sobre o uso de Inteligência Artificial generativa. Dados, 7 de fevereiro de 2024. Disponível em: http://dados.iesp.uerj.br/recomendacoes-para-editores-de-periodicos-cientificos-sobre-o-uso-de-genais/ Acesso em 06 de março de 2024.

 

Declaração de direito autoral

Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVIBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Recomendação

Recomenda-se que os autores se inscrevam no RePEc e no Google Scholar, porque estes bancos de publicações permitem conhecer as estatísticas sobre visualizações de resumos e download de cada artigo publicado na REVIBEC, como você pode verificar na página REVIBEC no Google Scholar e no RePEc.

 

Artigos

Política padrão de seção

Seção Especial do Encontro da ECOECO 2023

O EcoEco 2023, realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém, destacou-se como um espaço enriquecedor de disseminação, discussão e intercâmbio de conhecimentos no campo da Economia Ecológica. Com o intuito de ampliar e fortalecer esse diálogo acadêmico, a REVIBEC - Revista Iberoamericana de Economia Ecológica - tem o prazer de anunciar a publicação de uma seção especial dedicada aos trabalhos apresentados durante o evento.

Assim, convidamos todos os participantes do EcoEco 2023 a submeterem os artigos apresentados no congresso até o dia 20 de abril de 2024.

Os artigos submetidos para esta seção especial serão priorizados no processo de revisão por pares em procedimento de fast track. Solicitamos que os manuscritos sigam as diretrizes editoriais da Revista, que podem ser encontradas no link a seguir: https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/about/submissions#author Guidelines 

Agradecemos desde já a sua contribuição para esta seção especial da REVIBEC.

Atenciosamente,

As Editoras da Seção Especial:

Nina Lys Nunes

Eliana Lins Morandi

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.